segunda-feira, 20 de abril de 2009

Homenagem a Julio Cortázar



Neste ano, faz 25 anos da morte de um dos mais grandes escritores argentinos do século XX, o genial Julio Cortázar.

Cortazar é considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe.

O "Jogo da amarelinha" ("Rayuela" em espanhol), escrito em 1963, é um romance, considerado a obra máxima do autor.

Em sua homenagem, num domingo recente o Governo da Cidade de Buenos Aires convidou os portenhos a jogarem num dos 120 "jogos da amarelinha" criados pela artísta plástica Marta Minujín na Avenida 9 de Julio, no centro da cidade.


Para poder jogar, devia se levar na mão um livro escrito pelo Cortázar.


Nas palavras do próprio autor, se referindo ao Rayuela, "esse livro é muitos livros, mas é, sobretudo, dois livros". O leitor pode começar do capítulo 1 e ir até o 56, tendo assim uma bem construída história sobre um triângulo amoroso. Ou pode optar por começar no capítulo 73, e começar a seguir a ordem indicada por Cortázar.

Mais informação sobre Julio Cortázar e Rayuela: www.juliocortazar.com.ar
Escrito com a colaboração de Horacio Mohando

3 comentários:

Nelida Capela disse...

Sergio: divulguei o evento no Lector in Fabula com link para Vida Portenha. Obrigada mais uma vez pelas informações. Beijo!

Anônimo disse...

Sergio, parabens pelo site. Nao o conhecia e adorei. Estou morando por aqui agora e foi bom passar um bom tempo lendo o seu blog.
Abrazo
Gui

guique arroba gmail punto com

andreia disse...

sergio, "descobri" o cortazar na ultima viagem a bs as e me apaixonei por ele! comprei "rayuela" e "cuentos de pelicula". este ultimo foi minha companhia pelos cafes da cidade! excelentes contos!
beijo.