quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mercado de San Telmo

Há mais de um século foi criado em Buenos Aires o primeiro mercado particular. Trata-se do Mercado de San Telmo, inaugurado em 1897.



Seu arquiteto foi o italiano Juan Antonio Buschiazzo. A arquitetura é de estilo italiano; o interior é uma excelente estrutura de ferro com tetos metálicos e de vidro.

Confiram a bela cúpula do centro.

Suas lojas de frutas, carnes, queijos, pães, foram administradas por imigrantes de diversas origens: italianos, espanhois (sobretudo galegos), turcos... Essa mistura de raças dos inícios do século XX influenciam até hoje a vida portenha...



Atualmente, além das lojas tradicionais de alimentos, o mercado hospeda muitas lojas de antiguidades, tão características do bairro.

7 comentários:

Karla Gê disse...

Sergio, esse mercado funciona todos os dias? qual o horário de funcionamento?
bjs

Mil coisas disse...

Sergio, este mercado salvou minha vida numa "viernes caliente" de enero ahorita: estava procurando-o e me perdi na saída do metrô, aí, nervosa, comecei a passar mal, até pq estava 38 grados!! Peguei um taxi con aire e ele me levou até lá. Aí achei um torneira, refresquei os pulsos e a testa e só então pude apreciar a beleza do conjunto todo!
Posso usar umas fotos dele no meu blog? Seguro q citarei a fonte.
Obrigada pela atenção.

Sergio Casoetto disse...

Karla,

O mercado de San Telmo funciona todos os dias sim. O horário é bem amplo, desde bem cedo até o final da tarde.

Mil coisas,

Que estória impressionante. Parece que você sempre vai ter uma forte ligação com o mercado, e talvez com o bairro. Pode usar as fotos no seu blog, sim.


Sergio.

Stella Dauer disse...

Olá,

Sou brasileira e estive em Buenos Aires recentemente, e me apaixonei por lá.

Seu blog é muito bom, e além de me trazer boas lembranças da viagem, me dá idéias do que posso ver em uma próxima ida.

Não deixe de atualizar!

Até!

Jacqueline Salgado disse...

Olá Sergio!!
Estou cá outra vez! rsrs
Cheguei de BsAs e assim como a moça do post acima, voltei mais apaixonada do que já era pela cultura porteña!
Vcs são maravilhosos! A comida é incrível, a cidade respira cultura! Identifiquei na capa do seu blog que a foto é do La Giralda, certo? Pelas mesas de mármore! hihihi Consegui filmar lá dentro, escondido da Dona Ivone! jejeje Ela nos permitiu tirar fotos ao lado do "mozo" que nos serviu!
Se tiver orkut me adiciona, e veja minhas fotos!
Abraço enorme!! ;)

Mil coisas disse...

Sergio, finalmente consegui fazer um post sobre o mercado. Veja se gosta e deixe um comentário se quiser.
Qto a foto do Orkut, decerto é pq mudei meus settings há pouco tempo. Vou te add e aí vc poderá acessar meus albuns.
Bom finde, continue c/ o bom trabalho aqui!

Ana disse...

Adorei seu blog!vou para Bs As dia 09 de Outubro.Sabe me informar se fecha muita coisa no feriado do dia 12?Vou para SAn Telmo no domingo, acho que é o melhor dia, né?Alguma dica sobre horário, lugar para almoçar?Vou ficar na Balvanera, lá é mesmo perigoso?Agradeço.
Ana