
A Universidade de Buenos Aires (UBA) foi inaugurada em 12 de agosto de 1821 pelo ministro de governo da provincia de Buenos Aires, doutor Bernardino Rivadavia, que viria ser o primeiro presidente do pais cinco anos mais tarde.
Desde a sua fundação, a UBA tem acompanhado a história do pais e da cidade como universidade provincial e -desde 1881- federal. Sempre se destacou como um centro académico, cultural e científico, espaço de formação de profissionais, e polo de divulgação e produção de conhecimento.
Para ser admitido na UBA, não é necessário prestar vestibular. Porém, é necessário completar um Ciclo Básico Comum, o conhecido "CBC", que tem um sentido orientador, e visa garantir uma formação básica, integral e interdisciplinar, desenvolver o pensamento crítico, consolidar metodologias de aprendizado e contribuir a uma formação ética, cívica e democrática.
A UBA está formada por 13 faculdades:
A UBA também oferece cursos de especialização, mestrados, doutorados e muito bons cursos de línguas: Inglês - Francês - Alemão - Português - Italiano - Japonês - Espanhol para estrangeiros.
Estudantes estrangeiros podem se inscrever na UBA. Para isso, devem fazer a solicitação nos consulados argentinos de seus paises. As solicitações são recebidas nos últimos meses de cada ano, para os cursos que iniciam no ano seguinte.