quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

100 bairros portenhos



A expressão "Cem bairros portenhos" é muito usada em Buenos Aires. Faz parte da cultura popular dizer frases do tipo "já morei nos cem bairros portenhos"... mas, a realidade é que os bairros da cidade são apenas 48...

De onde vem a expressão? Segue a resposta fornecida pelo site http://www.barriada.com.ar/:

A música "Cien barrios porteños", de Carlos Petit e Rodolfo Sciammarella ficou famosa na década de 40 na voz do querido Alberto Castillo. Rapidamente a ideia de que a cidade estava composta por essa quantidade de bairros foi adotada pelos portenhos, que não duvidaram em aceitá-la e divulgá-la sem questioná-la.

Talvez seja como forma de compensação que existem vários bairros "fake". São regiões que recebem nomes bem difundidos mais que não têm reconhecimento oficial: Barrio Norte, Las Cañitas, Palermo Soho, Palermo Hollywood, Once e Congreso não são oficialmente bairros.

Não dá para publicar fotos dos cem bairros portenhos, mas segue uma pequena amostra extraída do site Mi Buenos Aires querible.






Mais informação: www.buenosairesquerible.gob.ar www.barriada.com.ar

2 comentários:

Anônimo disse...

Há! Então está explicadao Sergio! Quando alugamos o apto na Tacalhuano no início de dezembro, no endereço dizia: Barrio Norte. E eu procurava nos mapas, muito, e não achava, pensei até que fosse na "grande BsAs" beeeem longe do centro. Claro, ele é um dos 52 outros bairro que figuram na canção! Há! Abraço, Dani

Sergio Casoetto disse...

Pois é, "Barrio Norte" é um dos bairros "fake" mais famosos.... . Na verdade Talcahuano com Santa Fe faz parte da Recoleta.

Sergio.