segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

UBA - Universidade de Buenos Aires



A Universidade de Buenos Aires (UBA) foi inaugurada em 12 de agosto de 1821 pelo ministro de governo da provincia de Buenos Aires, doutor Bernardino Rivadavia, que viria ser o primeiro presidente do pais cinco anos mais tarde.

Desde a sua fundação, a UBA tem acompanhado a história do pais e da cidade como universidade provincial e -desde 1881- federal. Sempre se destacou como um centro académico, cultural e científico, espaço de formação de profissionais, e polo de divulgação e produção de conhecimento.

Para ser admitido na UBA, não é necessário prestar vestibular. Porém, é necessário completar um Ciclo Básico Comum, o conhecido "CBC", que tem um sentido orientador, e visa garantir uma formação básica, integral e interdisciplinar, desenvolver o pensamento crítico, consolidar metodologias de aprendizado e contribuir a uma formação ética, cívica e democrática.

A UBA está formada por 13 faculdades:














A UBA também oferece cursos de especialização, mestrados, doutorados e muito bons cursos de línguas: Inglês - Francês - Alemão - Português - Italiano - Japonês - Espanhol para estrangeiros.

Estudantes estrangeiros podem se inscrever na UBA. Para isso, devem fazer a solicitação nos consulados argentinos de seus paises. As solicitações são recebidas nos últimos meses de cada ano, para os cursos que iniciam no ano seguinte.

Mais informação: http://www.uba.ar/

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Placas portenhas (2da parte: brasão)



Desde o século XVII, o brasão da Cidade de Buenos Aires é formado por um pombo (que representa o Espírito Santo), duas embarcações (representando as duas fundações da cidade) e uma áncora entrando nas aguas do Rio de La Plata (em referência ao porto de Buenos Aires).

Ele foi evoluindo ao longo dos anos mas sempre manteve os mesmos elementos.






Na fachada do prédio do Centro Cultural San Martin, na rua Sarmiento, podemos apreciar este belo brasão feito todo de ferro.



Mais informação aqui

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Casa da Cultura



Andar pela Avenida de Mayo, admirando os prédios construidos entre o final do século 19 e começo do século 20 é um luxo para todo portenho ou visitante de Buenos Aires.

Um dos prédios mais bonitos é a antiga sede do jornal "La Prensa", onde atualmente funciona a "Casa de la Cultura", centro cultural e sede da secretaria de cultura do Governo da Cidade. O estilo arquitectónico é eclético.





Nas salas são exibidas mostras de arte e também são realizados cursos e palestras.



A Casa da Cultura está aberta a visitação aos sábados e domingos. Já a loja, que vende publicações sobre Buenos Aires muito interessantes, está aberta todo dia. Vale a pena conhecer!

Mais informação: www.buenosaires.gov.ar/areas/cultura/casa_cultura

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

100 bairros portenhos



A expressão "Cem bairros portenhos" é muito usada em Buenos Aires. Faz parte da cultura popular dizer frases do tipo "já morei nos cem bairros portenhos"... mas, a realidade é que os bairros da cidade são apenas 48...

De onde vem a expressão? Segue a resposta fornecida pelo site http://www.barriada.com.ar/:

A música "Cien barrios porteños", de Carlos Petit e Rodolfo Sciammarella ficou famosa na década de 40 na voz do querido Alberto Castillo. Rapidamente a ideia de que a cidade estava composta por essa quantidade de bairros foi adotada pelos portenhos, que não duvidaram em aceitá-la e divulgá-la sem questioná-la.

Talvez seja como forma de compensação que existem vários bairros "fake". São regiões que recebem nomes bem difundidos mais que não têm reconhecimento oficial: Barrio Norte, Las Cañitas, Palermo Soho, Palermo Hollywood, Once e Congreso não são oficialmente bairros.

Não dá para publicar fotos dos cem bairros portenhos, mas segue uma pequena amostra extraída do site Mi Buenos Aires querible.






Mais informação: www.buenosairesquerible.gob.ar www.barriada.com.ar

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Panelaços



O povo portenho é um povo politizado.

Discussões sobre política podem durar horas durante os "asados" (churrascos) de fim de semana, e acabar em brigas e mágoas. Às vezes os amigos preferem, logo no início dos encontros, definir que as discussões sobre política e religião estão proibidos para manter a paz...

Em 2001, a crise financeira local atingiu níveis históricos e o governo do ex presidente Fernando de La Rua decretou o confisco dos depósitos bancários. Esta medida gerou uma imediata reação do povo das grandes cidades.

Em Buenos Aires as pessoas saíram às ruas batendo panelas, buzinhando, cortando o tránsito nas avenidas... Como tantas outras vezes na história política argentina, o centro das manifestações populares foi a Plaza de Mayo, onde está localizada a Casa Rosada, sede do governo federal.









Aos reclamos pacíficos iniciados pela classe média portenha, começaram a se incorporar setores violentos. A polícia reagiu e começou alí na Plaza de Mayo um terrível conflito armado que causou a morte de dezenas de argentinos.



O incidente foi tão grave e tão mal administrado pelo presidente De La Rua que no dia 20/12/01 ele comunicou sua renúcia à presidência, e fugiu da Casa Rosada de helicóptero, o que foi registrado pelas cameras de TV e foi amplamente criticado pela população.